Já falamos anteriormente a respeito da importância da planilha orçamentária no planejamento da obra. Hoje falaremos de outro detalhe, também extremamente importante no planejamento da obra; o Projeto Arquitetônico.

O Projeto Arquitetônico envolve basicamente todos os passos que antecedem a construção da obra propriamente dita e pode ser dividido em:

Coleta de Briefing
Visita Técnica
Estudo Preliminar
Anteprojeto
Projeto Legal
Projeto Executivo

Coleta de Briefing

É um passo extremamente básico, mas de extrema importância para entender as necessidades do cliente. A parte estética do projeto é importante, mas nesta etapa o foco é muito maior na parte estrutural, por exemplo, se estamos falando de uma casa, serão quantos quartos, banheiros, garagem para quantos carros, etc.
Com base na coleta do briefing já é possível ter uma ideia da viabilidade do projeto, tanto econômica quando estrutural.

Visita Técnica

Aqui é o momento de conhecer o terreno onde será realizada a obra, o que inclui levantamento topográfico e planimétrico do terreno e análise de questões legais que envolvem o Plano Diretor do Município, entre outras coisas.

Estudo Preliminar

Nessa fase analisa-se as oportunidades que o local pode oferecer, sendo elas possíveis vistas privilegiadas, orientação solar, correntes de vento, e com base nessas oportunidades, entre outras, é possível entender o conforto ambiental (insolação, aeração, luminosidade) do espaço, aspectos tecnológicos, que envolvem resistência e durabilidade de possíveis materiais a serem utilizados e aspectos econômicos, através da relação custo X benefício de todos esses pontos.
Aqui também surgem os primeiros esboços da planta do projeto.

Anteprojeto

Nessa etapa, após aprovado o estudo preliminar, surgem as plantas com mais detalhes e especificidades. Aqui o projeto, ainda aceita alterações, mas começa a tomar uma forma mais concreta.
Após sua aprovação ele será adequado aos projetos complementares.

Projeto Legal

Aqui é desenvolvido o desenho do projeto já formatado, com todos os desenhos técnicos no padrão exigido pela Prefeitura do Município e órgãos fiscalizadores, para que por eles seja aprovado.
É também nessa etapa que se obtém as licenças e se realiza as burocracias necessários para a realização da obra, sendo também necessários toda a documentação jurídica e cadastral do imóvel, pagamento de taxas e custos de registro e materiais utilizados.

Projeto Executivo

É o desenho final, com todas as plantas, enviado para o canteiro de obras, com todas as especificações de materiais, paginação de piso, elevação de paredes, entre muitos outros detalhes.
Vale lembrar que a obra não pode ser iniciada sem que o projeto executivo esteja 100% pronto e entregue à equipe de profissionais responsáveis pela execução da obra.

Para um atendimento personalizado e direcionado às suas necessidades, entre em contato com a C.Gaya Engenharia e Arquitetura, uma construtora focada em qualidade e planejamento, com profissionais competentes que acompanham obras em Campinas e toda a RMC, 100% disponíveis e preparados para tirar suas dúvidas.