Em vários textos comentamos sobre a importância do planejamento de uma obra e como planilhar todos os itens para que as coisas, principalmente gastos, não fujam do controle.

Hoje aprofundaremos um pouco mais e falaremos a respeito de projetos complementares que, apesar do nome, são essenciais em qualquer obra. Inclusive, alguns são obrigatórios, impedindo o início das obras se não estiverem prontos.

Grosso modo, os projetos complementares são projetos técnicos que complementam o projeto arquitetônico, com informações necessárias e muitas vezes essenciais para a construção do edifício.

Para exemplificar a relação entre o projeto arquitetônico e os projetos complementares, imagine o projeto elétrico de uma construção, juntamente com o projeto hidráulico. Como seria a disposição dos canos? Será que eles ficariam próximos da fiação? Para saber exatamente onde serão instalados os canos e onde passarão os fios, é extremamente necessário a existência de um projeto hidráulica e de um projeto elétrico. Ambos contendo informações sobre dimensionamento e posicionamento dos canos e fios em cada um dos ambientes presentes no projeto arquitetônico.

Os projetos complementares podem ser muitos, mas pensando nos mais importantes, podemos citar:

Projeto Estrutural
Projeto Hidrossanitário
Projeto Elétrico
Projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndios

Do mais, as próximas palavras não fogem muito daquilo que já falamos em outros textos: busque profissionais especializados e de confiança.

Os projetos complementares são igualmente importantes para o bom andamentos das obras. Dessa maneira, quaisquer tipos de falhas, sejam elas estruturais, hidráulicas ou elétricas, com certeza atrapalharão o andamento da obra, poderão trazer transtornos futuros e sem sombra de dúvidas representarão algum tipo de gasto adicional não previsto.

Para um atendimento personalizado e direcionado às suas necessidades, entre em contato com a C.Gaya Engenharia e Construção, uma construtora focada em qualidade e planejamento. Possuímos profissionais competentes que acompanham obras na região de Campinas e RMC, 100% disponíveis e preparados para tirar suas dúvidas.