Na semana anterior falamos sobre a preparação de uma reforma … Agora vamos as etapas da reforma que devem ser cumpridas
1) Medição:
São tiradas todas as medidas para ser produzida uma planta fiel à realidade. A partir daí, arquitetos e/ou engenheiros realizam um estudo propondo mudanças na planta para melhor distribuição dos ambientes, levando em conta a estrutura do prédio e as possíveis prumadas (shafts que contém instalações hidráulicas, elétricas e tubulações) para ter certeza de que será possível executar o projeto conforme planejado e posteriormente, apresentarem o projeto executivo da reforma.
2) Documentação necessária:
Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), cadastrado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU)
Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que informa ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) quem é o profissional responsável pela obra.
3) Estudo e Projeto:
Como mencionamos, o estudo apresenta o resultado do levantamento da medição e as principais mudanças propostas. Uma vez aprovado esse estudo, os profissionais partem para a criação de um projeto detalhado, contendo várias orientações que são entregues aos RDO’s (responsáveis de obra) para guiá-los durante toda a reforma de apartamento.
4) Aprovação junto ao condomínio:
Cada condomínio possui uma exigência quando se trata de autorizar a reforma. Basicamente, o essencial para viabilizar a reforma em um condomínio é a apresentação de determinados documentos, tais como: o plano de reforma, contendo o escopo das alterações; o projeto; a RRT ou a ART; e o cronograma de obra.
Esta etapa é extremamente importante para a realização da reforma, uma vez que o síndico tem o poder de barrar o andamento de uma obra que não corresponda às exigências legais (como a emissão da RRT) ou do condomínio.
5) Orçamento de obra:
Após a execução do projeto, é produzido o orçamento para a reforma, detalhando tudo que será gasto, desde acabamentos como porcelanatos e louças, até materiais básicos, como sacos de argamassa, tubos de hidráulica, fios de elétrica e valores de mão de obra, sendo possível prever quanto se vai gastar e para ter uma lista de materiais detalhada, evitando comprar sem desperdício e nem falta.