Devo conversar com um engenheiro civil ou com um arquiteto?
Essa é uma dúvida muito comum quando pensamos em construir ou reformar um imóvel, seja esse uma casa ou um apartamento.
Tanto o engenheiro quanto o arquiteto muitas vezes podem dividir o mesmo local de trabalho, podem trabalhar para o mesmo cliente e às vezes até exercer algumas funções semelhantes, entre elas o acompanhamento da execução da obra por exemplo. Mas é importante entender que são profissionais com formações diferentes e, por tanto, especializações diferentes.
Grosso modo, o arquiteto é o profissional que desenhará o projeto do imóvel com base naquilo que o cliente quer. Já o engenheiro, até certo ponto também pode estruturar o projeto, mas ele é o profissional indicado e habilitado para tirar o projeto do papel.
O arquiteto…
É o profissional que desenhará o projeto do imóvel pensando em sua funcionalidade, estética e conforto, tendo em vista:
- Aproveitamento máximo do terreno
- Melhor distribuição de cômodos da casa
- Boa ventilação e melhor iluminação
- Design interno e externo
O engenheiro civil…
É o profissional responsável por tirar o projeto do papel e torná-lo real, tendo foco matemático e estrutural voltado à implantação de soluções. Para tanto, as atividades de um engenheiro incluem:
- Avaliar o solo
- Definir a estrutura da fundação
- Escolha de materiais
- Determinar projetos hidráulicos, elétricos e sanitários
Essas são apenas algumas das diferenças entre engenheiros e arquitetos. Logicamente ambas as profissões envolvem atividades extremamente difíceis, detalhistas e que na maioria das vezes não se substituem. Se completam.