Realizar um sonho exige disciplina e planejamento. Para transformar um sonho da casa própria em realidade, é preciso ter conhecimento que tem a possibilidade de realizar um financiamento para a compra do terreno e construção.

Importante fazer o planejamento:  Normalmente os Bancos financiam apenas 80% do valor, e você pode usar o seu FGTS, lembrando que é preciso cumprir alguns requisitos, como ter pelo menos 3 anos de carteira assinada. O tempo para o pagamento pode chegar a até 30 anos e o financiamento é realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
Prestações não pode ser superior a 30% da renda familiar bruta mensal, ser brasileiro maior de 18 anos (ou emancipado com 16 anos completos) e não estar em cadastro de devedores.

O  lote onde você deseja construir sua casa já esteja apto para construção. Vantagem é que esse tipo de financiamento pode ser enquadrado em programas como Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o subsídio varia de acordo com o perfil do comprador e do imóvel a ser financiado.

Agora que você já sabe que o sonho é possível, vamos ao planejamento para a realização do seu sonho:

1º. Passo – Fazer uma simulação do crédito, para definir o prazo e valor das prestações que se enquadram no seu orçamento. A loteadora pode te auxiliar neste processo, porém existem diversos simuladores disponíveis na Internet.

2º. Escolher o terreno que atenda as suas necessidades, localização, infraestrutura e que seja comercializado por uma empresa séria e idônea;

3º. Projeto da casa : Após a escolha do terreno, é a hora de definir o Construtor para escolher o projeto e cada detalhe de sua futura casa. Neste momento é importante definir valores, prazo de entrega e acabamentos

4º. Separar a documentação necessária (normalmente é padrão para todos os Bancos)

• documentos de identificação com foto ;
• comprovante de endereço;
• comprovante de estado civil;
• documentos de filhos e dependentes, menores de 18 anos;
• comprovante de renda atualizado (pode ser o holerite, comprovante do Imposto de Renda ou movimentação bancária);
• declaração do Imposto de Renda, se houver.
• Outros documentos também podem ser solicitados de acordo com seu perfil.
Agora que você já se planejou dentro do seu orçamento, escolheu o seu terreno e definiu o seu projeto e  está com a documentação necessária para aprovação do seu crédito,

Procure uma Instituição Bancária (se você já é cliente, o seu Gerente vai te auxiliar na aprovação do Crédito); A maioria das Instituições financeiras disponibilizam Simuladores nos aplicativos ou na própria Internet para clientes, onde a aprovação pode ocorrer de forma on line.

Após análise e aprovação do Crédito pela Instituição Financeira, você terá em mãos todo o detalhamento do seu financiamento: valor da entrada, subsídios (se houver), FGTS (se houver), valor do financiamento, entre outros.

5º. Todas as etapas anteriores foram cumpridas, chegou a hora de iniciar o envio de documentos e projetos da casa para o Banco (lembrando que o projeto precisa estar aprovado pela Prefeitura e de acordo com as exigências do Banco. Estando tudo de acordo, e o crédito aprovado, o Banco irá chama-lo para assinatura do contrato onde constarão todas as condições finais do financiamento, como valor das prestações, amortização, taxas de juros e outros, tempo de pagamento, multas por atraso, etc. Leia com atenção.

6º. Após a assinatura do contrato, é necessário registrar em cartório, e o Banco fará a quitação do seu lote junto ao vendedor.

7º. Mão à obra : já pode iniciar a construção do seu futuro lar, de acordo com as etapas negociadas com o construtor escolhido.